Translate

Quem sou eu

Minha foto
Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Ciências Políticas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Educadora e pesquisadora atualizada, criativa, preocupada com o processo de ensino e aprendizagem. Leciona História, Geografia e Fundamentos Psicossociais da Administração nas redes de ensino público e particular em Curitiba-PR. Coordenação de projetos sócioeducacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Atuou como Diretora de diversos Centros de História da Família (Genealogia) em Goiânia-GO, Vitória-ES e Curitiba-PR. Presidente da Sociedade de Socorro da Ala Curitiba 2, Estaca Curitiba Brasil, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Assessoria para fundação de ONG's e associações de classes. ARTESÃ E ARTEIRA nas horas vagas. BLOGUEIRA, com muita PAIXÃO.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

QUEM SOMOS

Somos um grupo de homens e mulheres unidos em torno do tema "Conscientização e Prevenção do Câncer de Mama".
Nosso objetivo é contribuir para a divulgação de ações realizadas tanto em âmbito regional quanto mundial,
Por isso, contamos com sua contribuição, enviando links, fotos e notícias referentes a aventos.
Esperamos que as ideias aqui postadas possam servir como referência para que ações se multipliquem e, por consequência, o câncer de mama reduza.
Desse modo, esperamos contribuir para a diminuição do número de lares sem sua estrela maior: 
A MULHER.


DIRETORIA / COMITÊ

Somos cidadãos socialmente organizados, 
na luta por um mundo melhor. 
Um grupo composto inicialmente por mulheres da 
Sociedade de Socorro, da Ala Curitiba 2 (Estaca Curitiba Brasil), contamos hoje com adesão de homens,  na constituição de uma  ONG (Organização Não Governamental), buscando atingir os objetivos abaixo.


Criada em 1842, a Sociedade de Socorro é a mais antiga associação de mulheres do mundo. 
Trata-se de uma das organizações auxiliares de 
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons).


OBJETIVO GERAL:
  • Contribuir para que o menor número de famílias ressinta-se pela perda de suas mulheres, vitimadas por câncer de mama, por pura falta de informação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Ampliar e capacitar seu corpo de voluntários;
  • Comprometer-se com a captação de recursos para fomento das seguintes  atividades:
  1. ações preventivas do câncer de mama (fase 1);
  2. criação e manutenção de casa de apoio, para atendimento a mulheres em tratamento do câncer de mama,particularmente no Hospital de Clínicas do Paraná (fase 2).

CÂNCER DE MAMA

VISITE OS SITES ABAIXO:
ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS BRASILEIROS:
Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – Abrale
http://www.abrale.org.br/docs/reynaldo/
Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem - CBR
http://www.cbr.org.br/
Conselho Nacional de Saúde - CNS
 http://conselho.saude.gov.br/
DATASUS
http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php
INANA
www.inana.com.br
Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC
www.Ibcc.org.br   
Instituto Nacional do Câncer - INCA
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
Instituto Oncoguia
http://www.oncoguia.org.br/
Ministério da Saúde
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/
Sociedade Brasileira de Mastologia – SBM
http://www.sbmastologia.com.br/
Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica – SBMF
http://www.sbmf.org.br/
Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – SBOC
http://www.sboc.org.br/
Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia – SBPO
http://www.sbpo.org.br/

Instituições no Brasil
http://www.femama.org.br
Instituições Internacionais:
ACS –American Cancer Society
http://www.cancer.org/index
American Society of Breast Disease – ASBD
http://www.asbd.org/
Cancer Advocacy Coalition
http://www.canceradvocacy.ca/
Internacional Union AgainstBreast Cancer – UICC
http://www.uicc.org/
Livestrong
http://www.livestrong.org/
Pan American Health Organization - PAHO
http://new.paho.org/
Patients Like Me
http://www.patientslikeme.com/
Susan G. Komen for the Cure
http://ww5.komen.org/
The European Breast Cancer Coalition – Europa Donna
http://www.europadonna.org/EuropaDonna/home.aspx?id_sito=5&id_stato=1
World Health Organization – WHO
http://www.who.int/en/

OUTUBRO ROSA: história

A História do Outubro Rosa
(Texto: Cássia Araujo e Souza)


O laço cor de rosa foi lançado em 1990, nos Estados Unidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Utilizado pela primeira vez na Primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque, esse laço tornou-se símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. 

(Acesse www.komen.org)

Nancy G. Brinker, fundou a Susan G. Komen, 
em homenagem a sua irmã
St.Louis Race for the cure. Créditos: Wildchild1976 http://www.flickr.com/photos/81237992@N00/1122685386/


OUTUBRO ROSA
O Congresso norte americano determinou que outubro deveria ser o mês nacional do combate ao câncer de mama. Até então seus Estados desenvolviam ações independentes e isoladas de incentivo aos exames preventivos. 

Os movimentos sociais se ampliaram, a partir da organização populacional e adesão da diversos órgãos. 

 AÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS:
A partir de 1997 as cidades californianas de Yuba e Lodi influenciaram as demais cidades norte-americanas a concentrarem no mês de outubro as ações preventivas, de diagnóstico precoce do câncer de mama. Dessas iniciativas, fomentadas por diversas entidades, nascia o Outubro Rosa. Como estratégia, diversos locais e prédios públicos foram enfeitados com laços cor de rosa.

Motivada por essas ações, a população mobilizava-se para organização de outras atividades com a mesma nobre proposta. Sobreviventes organizavam desfiles de moda, corridas, jogos, etc..


Posteriormente, a cada mês de outubro, diversas obras receberam destaque em sua iluminação. Embora não haja precisão quanto ao pioneirismo dessa ação, comumente nesse mês a população local e turistas vislumbram monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc. iluminados de rosa.

Dois momentos da Casa Branca, em Washington: com o laço e com iluminação rosa
Com a iluminação pública cada vez mais frequente em todos os lugares do mundo, essa ação tornou-se eficiente, bonita e barata, uma vez que basta fazer a adequação de recursos já existentes. Por essa razão muitas cidades de todos os continentes aos poucos aderem a essa prática, que é uma excelente ferramenta para chamar a atenção da população para esse tema tão sério.



















Independente da idade, o importante é chamar atenção para o cuidado à saúde da mama.
As campanhas do outubro Rosa, que inicialmente limitava-se aos Estados Unidos, mobilizaram outros continentes. 

Monumentos mundialmente conhecidos como a Torre de Pisa, na Itália, a Torre Eifell e o Arco do Triunfo, em Paris anualmente iluminam-se de rosa no mês de outubro. 
Contagiante, esse movimento atingiu as famosas pirâmides egípcias, em 2009.
A partir dos Estados Unidos as ações preventivas de combate ao câncer de mama no mês de outubro acabaram atingindo outros países, inclusive o Brasil.
Referências:
http://www.fortytwotimes.com/682/susan-g-komen-pulls-planned-parenthood-funding-provokes-social-media-ire/
Cnuzta.wix.com

OUTUBRO ROSA: ações mundiais

A partir da iniciativa norte americana, na década de noventa, o mundo inteiro tem articulado ações colorindo-se de rosa a cada mês de outubro.





1/outubro/2012, divulgando o outubro rosa: 
O palácio de Buckingham, em video:

Nesse mesmo ano, The Tower of London e HMS Belfast contribuíram para que diversas localidades londrinas recebessem reflexos rosa:
BT Tower
Nelson's Column
Trafalgar Square
Somerset House


Outras localidades refletidas pelas luzes da 
The Tower of London e HMS Belfast:
 
 
 
 







imagens Inglaterra: http://www.zimbio.com
Ações da AVON, em Putrajaya, Malásia, 2012.

OUTUBRO ROSA: ações no Brasil


AÇÕES NO BRASIL
(Cássia Araujo e Souza, historiadora)

O movimento rosa inicia-se no Brasil em 2002, em São Paulo. Aproveitando as festividades comemorativas dos 70 anos da Revolução Constitucionalista, um grupo de mulheres, com apoio de uma indústria de cosméticos da Europa, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera (Mausoléu do Soldado Constitucionalista).
Azul ou rosa?
Apesar da adoção da cor rosa como padrão para o movimento de combate ao câncer de mama no mundo, o alvo da moda adotou a cor azul, inspirando a Colorama que lançou o esmalte missão azul.

A partir da valiosa divulgação da campanha no Brasil pela FEMAMA-Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, outros parceiros de peso, do tipo azul/rosa, decididamente ajudaram para que a campanha alçasse  vôo (literalmente). A EMBRAER-Empresa Brasileira de Aeronáutica e a Azul Linhas Aéreas Brasileiras capitanearam ações coordenadas em 11 aeroportos voltadas para a prevenção e orientação contra o câncer de mama. No momento em que a AZUL virou ROSA foram realizadas palestras e distribuídos folhetos educativos.


OUTRAS AÇÕES NO RASIL
2010: Equipes do Voley Futuro vestem rosa


Tanto as equipes do feminino quanto do time masculino entraram em quadra vestidos de rosa. Durante os jogos houve sorteio de exames de mamografia e de ultrassom. A conscientização ficou por conta de voluntários. Profissionais da área médica davam orientações a mulheres presentes no Ginásio Plácido. No jogo contra o SESI as entradas foram gratuitas e as ações da campanha continuaram.



DEMAIS ESTADOS BRASILEIROS (A-Z)



AMAZONAS
O histórico Teatro Amazonas, em Manaus, foi também iluminado de rosa
A Ponte Rio Negro, maior ponte fluvial e estaiada do Brasil, atravessa o trecho brasileiro do rio. Inaugurada em 2011, possui 3,5 km de extensão. A partir da rodovia AM-070 (ou Rodovia Manuel Urbano), a ponte liga Manaus ao município de Iranduba, no Amazonas.

Ponte Rio Negro, Amazonas, iluminada de rosa

BAHIA
Elevador Lacerda, Salvador-BA



 Farol da Barra, Salvador-BA

CEARÁ
Estátua de Iracema Guardiã, Fortaleza.

DISTRITO FEDERAL
De nenhuma forma Brasília poderia deixar de aderir ao movimento rosa. Assim, colorido de rosa, o sisudo e distante Congresso Nacional ganhou um pouco de leveza e docilidade.
Congresso Nacional
Na capital federal, para além da iluminação de prédios, programou uma série de atividades de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama. Foram distribuídos 300 mil panfletos com orientações em locais de grande circulação como a Rodoviária do Plano Piloto e o Parque da Cidade.

A par da panfletagem, foram exibidos filmes e veiculadas mensagens específicas em rádios locais.No processo de mobilização da cidade, até um jornal local criou, em alusão ao movimento, uma capa especial rosa. A distribuição do jornal Destak foi realizada por mulheres que portavam o laço rosa, símbolo da campanha.

Além do Congresso Nacional, foram iluminados de rosa o Museu Nacional, Memorial JK e a Catedral. Além disso um gigante laço rosa envolveu os prédios do anexo do Palácio do Buriti, Secretaria de Saúde e Torre de TV.
ESPÍRITO SANTO
Nascida e criada em Vitória, capital do Espírito Santo, senti-me orgulhosa ao postar informações sobre a adesão do meu Estado a essa nobre campanha.

 Palácio Anchieta. Sede do governo do Estado.
 Palácio Anchieta. Foto Tiago Guimarães / Divulgação Secom.
 Ponte da Passagem
 Ponte da Passagem. Foto divulgação PMV

Para mais informações sobre o outubro rosa no Espírito Santo acesse o site: http://www.mamografiaexpress.org.br/blog/tag/outubro-rosa/



MATO GROSSO
Igreja do Bom Despacho, Cuiabá.
 Foto: Midia News

PARANÁ
Clique em Ações no Paraná

PIAUI
Igreja São Benedito


PERNAMBUCO
O Grupo de Apoio e Auto-Ajuda para Pacientes de Câncer coordenou os trabalhos de conscientização e prevenção do câncer de mama em Recife, que também iluminou vários edifícios: o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo do estado, o IMIP-Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira, a ALEPE-Assembleia Legislativa de Pernambuco, além da sede do Diário Associados em Pernambuco e do edifício JCPM.


RIO GRANDE DO NORTE
Prefeitura Municipal de Natal

RIO GRANDE DO SUL
Na capital gaúcha o câncer de mama é a primeira causa de óbito entre mulheres em idade fértil e é a segunda em todas as faixas etárias. Esse dado alarmante aponta para a urgência de maior engajamento da sociedade nessa campanha.
De acordo com o IMAMA-RS,  a capital gaúcha, lidera o ranking de incidência do câncer de mama.
A cada 100 mil mulheres atendidas em Porto Alegre são detectados 127 casos (mais que o dobro de casos da média nacional, com 49 casos).
Porto Alegre
A movimentação já começou em Porto Alegre.

O Palácio Piratini iluminado de rosa.
Com promoção do IMAMA RS- Instituto da Mama do Rio Grande do Sul a campanha do outubro rosa recebeu apoio de diversas entidades gaúchas.
A sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) iluminou-se de rosa e o posto da CEF, localizado no mesmo prédio, distribuiu 300 rosas entre as servidoras.

 TRF4 (visto da Avenida Beira Rio)
Monumento a Júlio de Castilhos, Porto Alegre
Imbé e Tramandaí
Imbé, localizada no litoral gaúcho, simbolizada pelo boto, no mês de outubro vestiu-se de rosa. A praia de Imbé é um presente para esportistas marítimos, em função de suas famosas ondas, com arrebentações no calçadão.

As ações iniciais foram promovidas pelas Coordenadorias Municipais da Mulher de Imbé e Tramandaí e pelo Grupo Amigas da Mama de Imbé.
 
Ligando os municípios de Imbé e Tramandaí a ponte Giuseppe Garibaldi, personagem histórico italiano, que tanto amou a brasileira Anita, foi merecidamente foi pintada de rosa. Um dos mais visitados pontos turísticos dessas cidades, a ponte foi embelezada por voluntários. O Centro Administrativo de Imbé foi iluminado de rosa.

Dezenas de mulheres, trajadas de rosa, abordavam motoristas na região para distribuição de adesivos e panfletos informativos. Dentre as atividades culturais, a comunidade assistiu a apresentação da Banda de Música da Ajudância Geral da Brigada Militar, oriunda de Porto Alegre.

RIO DE JANEIRO
2008 - Estátua do Cristo Redentor iluminado de rosa.

                

Parte importante das ações do no estado tem sido os encontros  promovidos pelo INCA-Instituto Nacional do Câncer. Reunindo gestores e profissionais de saúde, pesquisadores, jornalistas, médicos, movimentos de mulheres, Organizações Não Governamentais, governantes, etc. o movimento visa discutir políticas específicas para o combate ao câncer de mama. Busca ainda o engajamento da sociedade civil com objetivo de elaborar uma agenda colaborativa que avance em direção ao controle do câncer de mama no Brasil.

Copacabana Palace
 Museu de Arte Moderna
 Igreja da Penha



                                                                                              Foto: Ricki Ipanema.

Campos - RJ
Catedral do Santíssimo Salvador iluminada de rosa

 Fotos: Carlos Grevi

Em Campos, pelo engajamento da sociedade na luta pelo no diagnóstico precoce, as UBS’s agendaram exames, agentes comunitários de saúde visitaram residências, ginecologistas e diversos hospitais participaram de ações, como Hospital Geral de Guarus, Santa Casa de Misericórdia, Hospital Escola Álvaro Alvim, Hospital Plantadores de Cana e a Beneficência Portuguesa.

Diante de anomalias diagnosticadas, as mulheres foram encaminhadas aos especialistas da rede pública municipal de saúde, visando tratamento.

Cabo Frio-RJ
Os principais pontos turísticos de Cabo Frio comemoraram o outubro rosa com iluminação especial. Foram iluminados de rosa a Igreja Nossa Senhora da Assunção, o Forte São Matheus, o Museu José de Dome (Charitas) e outros edifícios históricos e públicos.
Convento Nossa Senhora dos Anjos

 Capela de Nossa Senhora da Guia
 Ponte Feliciano Sodré.
 Prédio da Inter TV 
O lema da campanha inicial foi “Se Toca Cabo Frio”, promovida pela agência Flash e grupo Amigas da Mama o movimento contou com a participação de outros parceiros, a exemplo da Ferlagos-Fundação Educacional da Região dos Lagos, igrejas, etc.

Foram organizadas atividades esportivas, entre elas a Corrida Inter Bairros e também ações de cunho cultural, como o recital de poesias no Museu José Dome, exposições dos artistas Rogério Bedin, Flávio Pichiniti e Liana Turrini, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, apresentações femininas (capoeira, coral, caminhada, etc.), além de  shows com artistas locais.

Foram montadas tendas itinerantes, em diversos pontos da cidade: Praça Porto Rocha, Alfredo Castro (São Cristóvão), Praça do Jardim Esperança e em frente ao Posto de Saúde de Unamar. Nessas tendas foram ofertados atendimento gratuito à população que pode fazer aferição de pressão arterial e taxa de glicemia. Esse trabalho envolveu um valioso grupo de voluntários composto de estudantes e médicos.
A divulgação nos postos de saúde deu-se a partir de farta distribuição de material educativo, filmes e palestras sobre prevenção do câncer de mama.

SANTA CATARINA
Como parte do processo de oficialização do direito de mulheres a partir de 40 anos à realização de uma mamografia anual gratuita, o movimento rosa começou em Florianópolis no ano de 2009. A figueira da Praça XV de Novembro e o Lago das Bandeiras foram iluminados de rosa. Seguidamente, as Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles substituíram mais de 140 lâmpadas pela cor rosa. Também receberam película rosa o Largo das Bandeiras, o Palácio Cruz e Sousa e o Teatro Álvaro de Carvalho. Também as cidades de Joinville e Balneário Camboriú aderiram a campanha.
Como parte da programação, foram realizadas diversas palestras, campanhas nos postos de saúde, panfletagem, caminhada rosa, etc.

Em 2011, a partir da AMUCC, os objetivos estratégicos voltaram-se para a efetivação de políticas de saúde da mama, a partir de busca de maior integração dos órgãos públicos com a sociedade civil, representada por diversas instituições. O planejamento previu a inclusão de outros edifícios para iluminação em rosa, dentre os quais a Catedral, o Monumento da Praça de Portugal (Trapiche), a Ponte Hercílio Luz e a Praça do Sesquicentenário.

Ponte Hercílio Luz, Florianópolis


SÃO PAULO
Iluminação do Monumento às Bandeiras, no Ibirapuera
 Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira

Santos-SP



Em 2008, no dia das mães (data que São Paulo comemora como Dia Estadual de Prevenção do Câncer de Mama) o Instituto Neo Mama de Santos-SP, ao mesmo tempo em que homenageou as mães, preparou-se para o outubro rosa iluminando a Fortaleza da Barra. Também foram realizados mutirões de mamografia.

Em 2009, além da Fortaleza da Barra, o Instituto Neo Mama também iluminou a Pinacoteca Benedicto Calixto. Os monumentos chamaram a atenção de turistas, em função de sua localização estratégica. Especialmente navios de cruzeiros tiveram visão privilegiada.