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Licenciada e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo. Especialista em Ciências Políticas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Educadora e pesquisadora atualizada, criativa, preocupada com o processo de ensino e aprendizagem. Leciona História, Geografia e Fundamentos Psicossociais da Administração nas redes de ensino público e particular em Curitiba-PR. Coordenação de projetos sócioeducacionais para o Ensino Fundamental e Médio. Atuou como Diretora de diversos Centros de História da Família (Genealogia) em Goiânia-GO, Vitória-ES e Curitiba-PR. Presidente da Sociedade de Socorro da Ala Curitiba 2, Estaca Curitiba Brasil, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Assessoria para fundação de ONG's e associações de classes. ARTESÃ E ARTEIRA nas horas vagas. BLOGUEIRA, com muita PAIXÃO.


quarta-feira, 15 de agosto de 2012

OUTUBRO ROSA: história

A História do Outubro Rosa
(Texto: Cássia Araujo e Souza)


O laço cor de rosa foi lançado em 1990, nos Estados Unidos pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Utilizado pela primeira vez na Primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque, esse laço tornou-se símbolo mundial da luta contra o câncer de mama. 

(Acesse www.komen.org)

Nancy G. Brinker, fundou a Susan G. Komen, 
em homenagem a sua irmã
St.Louis Race for the cure. Créditos: Wildchild1976 http://www.flickr.com/photos/81237992@N00/1122685386/


OUTUBRO ROSA
O Congresso norte americano determinou que outubro deveria ser o mês nacional do combate ao câncer de mama. Até então seus Estados desenvolviam ações independentes e isoladas de incentivo aos exames preventivos. 

Os movimentos sociais se ampliaram, a partir da organização populacional e adesão da diversos órgãos. 

 AÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS:
A partir de 1997 as cidades californianas de Yuba e Lodi influenciaram as demais cidades norte-americanas a concentrarem no mês de outubro as ações preventivas, de diagnóstico precoce do câncer de mama. Dessas iniciativas, fomentadas por diversas entidades, nascia o Outubro Rosa. Como estratégia, diversos locais e prédios públicos foram enfeitados com laços cor de rosa.

Motivada por essas ações, a população mobilizava-se para organização de outras atividades com a mesma nobre proposta. Sobreviventes organizavam desfiles de moda, corridas, jogos, etc..


Posteriormente, a cada mês de outubro, diversas obras receberam destaque em sua iluminação. Embora não haja precisão quanto ao pioneirismo dessa ação, comumente nesse mês a população local e turistas vislumbram monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc. iluminados de rosa.

Dois momentos da Casa Branca, em Washington: com o laço e com iluminação rosa
Com a iluminação pública cada vez mais frequente em todos os lugares do mundo, essa ação tornou-se eficiente, bonita e barata, uma vez que basta fazer a adequação de recursos já existentes. Por essa razão muitas cidades de todos os continentes aos poucos aderem a essa prática, que é uma excelente ferramenta para chamar a atenção da população para esse tema tão sério.



















Independente da idade, o importante é chamar atenção para o cuidado à saúde da mama.
As campanhas do outubro Rosa, que inicialmente limitava-se aos Estados Unidos, mobilizaram outros continentes. 

Monumentos mundialmente conhecidos como a Torre de Pisa, na Itália, a Torre Eifell e o Arco do Triunfo, em Paris anualmente iluminam-se de rosa no mês de outubro. 
Contagiante, esse movimento atingiu as famosas pirâmides egípcias, em 2009.
A partir dos Estados Unidos as ações preventivas de combate ao câncer de mama no mês de outubro acabaram atingindo outros países, inclusive o Brasil.
Referências:
http://www.fortytwotimes.com/682/susan-g-komen-pulls-planned-parenthood-funding-provokes-social-media-ire/
Cnuzta.wix.com

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